quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Círculo de Cultura Indígena - SIEPE 2017

 Programa:

                                         Núcleo de referência gerador 1:

         - Apresentação dos participantes: Escrita de palavra geradora que remete ao interesse na Oficina. Cada um, ao se apresentar, mostra a palavra geradora que deve remeter ao interesse/razão de estar fazendo a Oficina.


                                               Núcleo de referência gerador 2:
Davi Kopenawa Yanomâmi: Um livro


https://www.youtube.com/watch?v=4gWPamU0aXw


- Entrega e leitura de fragmento do livro “A Queda do Céu”



"A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças das epidemias que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos como nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles para sustentar o céu, ele vai desabar."

Davi Kopenawa
 

Davi Kopenawa Yanomami

https://www.youtube.com/watch?v=DBwE038kN9s

Questão geradora: “Como não deixar cair o céu” no diálogo intercultural

Trabalhos em grupos: cada um escreve uma palavra geradora de uma imagem suscitada no vídeo e compartilha no grupo.



                                    Núcleo de referência gerador 3


Vídeos:

Nenhum futuro pode ser construído sem a sociedade e os povos da floresta

https://www.youtube.com/watch?v=z96jMM53zCY


Serinha- Aldeia Kaingáng

https://www.youtube.com/watch?v=r9i1d4NdBRU&t=17s

Questão geradora: Qual o papel da Universidade no avanço da colaboração intercultural?

Como o conhecimento ancestral indígena pode contribuir na interculturalidade na universidade?

Como está materializada a política de ações afirmativas na UNIPAMPA?


Cada um escreve uma palavra geradora de uma imagem suscitada no vídeo e compartilha no grupo.

Construção de uma mandala com as palavras propostas, considerando as centrais como mais fortes para o grupo.

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